quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Polícia com melhor treinamento tático do Brasil

O BOPE é diferenciado por apresentar um treinamento rigoroso direcionado ao resgate de reféns e intervenções em áreas de conflito.


Polícia com melhor treinamento tático do Brasil
O Batalhão de Operações Policiais Especiais, mas conhecido como BOPE entra para o RankBrasil como o recorde de “Polícia Com Melhor Treinamento Tático do Brasil”.
O BOPE foi criado em 19 de janeiro de 1978 e foi denominado inicialmente como Núcleo da Companhia de Operações Especiais. No dia 07 de abril de 1982 recebeu a designação de Companhia de Operações Especiais – COE. No dia 27 de junho de 1984 foi novamente denominada Núcleo da Companhia de Operações Especiais – NuCOE. No dia 23 março de 1988 passa por novas mudanças e foi criada a Companhia Independente de Operações Especiais – CIOE. Finalmente em 01 de março de 1991 foi nomeado como Batalhão de Operações Especiais – BOPE.
O BOPE é diferenciado por apresentar um treinamento rigoroso com dois cursos preparatórios para ingressar na equipe, o Curso de Ações Táticas – CAT, com duração de dois meses, direcionado ao resgate de reféns e o Curso de Operações Especiais – COE, que dura entre três e cinco meses, que prepara o policial para intervenções em áreas de conflito. Além disso, o voluntário precisa ter pelo menos dois anos de Polícia Militar, condicionamento físico excelente, ser aprovado nas avaliações médica e psicológicas.
O Curso de Operações Especiais – COE é onde o soldado ganha experiência em operações de alto risco em favelas, na selva ou em regiões de montanha. Nesta fase os alunos dormem pouco, quando dormem, se alimentam de forma precária e são submetidos a tarefas exaustantes.
A tese que os comandantes do BOPE defendem é que passar por situações de extrema privação e humilhação faz com que o aluno aprenda a controlar sua agressividade. Apenas 20% dos voluntários que se prontificam a fazer o curso concluem a missão.
Quem consegue superar todas essas provas passam a integrar a tropa considerada, hoje, uma das melhores do mundo em operações de conflito armado em áreas urbanas. O modelo de excelência adotado hoje é fruto de uma atitude mais rigorosa em relação aos maus policiais, no batalhão, o policial é excluído ao menor sinal de irregularidade que apresente. Comandantes do BOPE afirmam que uma simples suspeita é mais do que suficiente para que um policial seja afastado.
Depois do filme Tropa de Elite o BOPE virou um sucesso, a unidade recebia uma média de 400 e-mails por semana, passou a receber 400 por dia, trazendo mensagens de cumprimentos pelo combate ao crime e pedidos de visita ao batalhão. No ano de 2008 o BOPE irá ministrar pela primeira vez um curso só para mulheres.
Símbolo do BOPE
O Brasão é composto por um escudo, cortado em chefe, sobre o campo de vermelho, goles, que representa a coragem, a valentia, o sangue derramado a serviço do Estado. Aqueles que o levam em suas armas, devem ter a justiça e a imparcialidade como normas de procedimento. É a cor dos guerreiros e simboliza, ainda, a intrepidez a fortaleza o valor e a vitória.
No centro do chefe, as duas pistolas cruzadas, em metal-ouro, símbolo universal de Polícia. Sobre esse conjunto, repousa um crânio humano na cor branca, atravessado, do abismo ao contra chefe, por um punhal em metal-ouro, detalhado em preto, simbolizando o sigilo das missões, a lealdade, a justiça, a renovação e o compromisso ético de preservar a vida e cumprir a lei, valores invioláveis das tropas de Elite.
O punhal cravado na caveira é o símbolo da superação humana, da vitória da vida sobre a morte, na execução das missões, pelo combatente das forças policiais especiais.
No Brasil, todos os símbolos oficiais (bandeiras, brasões, letras de hinos, etc.) que sejam definidos por lei, são de Domínio Público e qualquer reprodução fiel deles também se enquadra nesta categoria podendo ser usada livremente.
Fonte: http://obope.blogspot.com/2007/10/braso-do-bope.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário